AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Elisabete Silveira Castelo Branco
A avaliação psicopedagógica cujo objetivo é conjecturar
sobre as condições exibidas pelo aprendente em processo de aprendizagem
deficitário, abrangem não apenas o próprio aprendente, mas também sua família e
seus professores. Isso incluiu não apenas o treinamento de habilidades relacionais
com o sujeito em situação de aprendizagem, como também, todo um trabalho de pesquisa
junto aos pais e professores.
Trata-se de uma prática voltada para um olhar especializado de
modo a contemplar as dificuldades identificadas nos próprios aprendentes, familiares
e escola, baseando-se em entrevistas, testes e outros instrumentos os quais
apontarão os aspectos que deverão ser mais focalizados para orientação de pais
e professores no atendimento clínico.
Assim, essa avaliação é utilizada tanto para direcionar a
ação terapêutica como para orientar a percepção dos pais e da escola no intuito
de assegurar melhor acompanhamento no desenvolvimento escolar dos aprendentes.
Nessa perspectiva as entrevistas com os pais e a escola são
realizadas sempre antes da intervenção clínica, durante o atendimento e ao
final deste.
A inclusão dos pais e da escola como agentes de informação assegura ao
terapeuta pesquisador melhor compreensão da condição global do aprendente, sendo
os subsídios acerca de sua interação com a família e com a escola, fatores de
ampliação da eficácia do atendimento apontando possibilidades concretas de um
trabalho curativo/preventivo, com possibilidades da melhoria das condições
cognitivas pela construção de vínculos relacionais positivos com a aprendizagem
e, em longo prazo, o cultivo desejável de condutas socialmente mais ajustadas.
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