No dia 29 de maio as 19:30, no Colégio Mauro Bezerra, Francineide Cândido ministou a palestra "Fortalecendo o vínculo FAMÍLIA e ESCOLA", promovida para pais dos alunos. Numa ocasião em que a participação foi acentuada pelos comentários e discussões suscitadas entre os pais, o tema gerou uma rede de reflexões muito positiva, na perspectiva em que cada um pôde se ver como sujeito ativo no processo educativo de cada criança, não atribuindo somente à escola, o papel de formação básica.
O ato educativo deve contar com o apoio incondicional dos pais, para um eficaz ambiente colaborativo à aprendizagem. A família é o núcleo base da socialização primária de formação de um indivíduo, onde são ensinados os valores, os principais conceitos que o nortearão para a vida no espaço coletivo, para a cidadania e para o mundo de um modo geral. Cabe à escola, o papel secundário de socialização, onde serão somados aos valores gerados na família, os saberes que o posicionarão para o mercado de trabalho, para a atuação na sociedade, conhecedor de seus direitos e deveres.
Esse é um trabalho conjunto, de parceria, onde família e escola atuam de mãos dadas, uma reforçando a atuação da outra. Dessa forma, as crianças são conduzidas num limiar de fronteiras e divisão de papéis de forma saudável, coerente com as práticas sócioeducativas mais desejáveis a uma sociedade mais equitativa, cidadã e consciente de sua importância enquanto agente de desenvolvimento pessoal.
A educação começa em casa. Essa é uma observação que sempre fazemos e que consolidamos em nossas falas, para que cada componente da familia e da escola, possa verdadeiramente se imbuir de seu compromisso em fazer o melhor, buscando uma maior qualidade de vida a partir do fortalecimento do ser social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário