Ocorrida entre os dias 26 a 29 de janeiro, com o tema " A Escola que queremos ter: o papel do educador", a direção do CMCB, nas pessoas de seu Comandante Geral Cel. Henrique Jorge da Silva Santos e seu sub-comandante Cel. Roberto Jorge de Castro Sanders, conviou o Instituto Educah a realizar esse evento, dirigido a todos os professores do Ensino Fundamental I, II e Médio, assim como aos bombeiros militares monitores de salas de aula, responsáveis pelo Corpo de Alunos, que acompanha o seu aspecto disciplinar.
A abertura ocorrida no dia 26, se deu com um café da manhã aos presentes, sob a organização do DAF- Diretoria Administrativa e Financeira do CMCB, na pessoa de seu diretor, o Cap. Luis Carlos e contou com a ilustre presença de um convidado muito especial para a palestra inaugural, o professor Mestre Rotsen Aguiar, consultor do MEC para o PDE, assessor do gabinete da secretária de educação, com o tema "Melhoria da ação educativa pela qualificação das relações interpessoais em uma equipe escolar".
No dia 27, a palestra "Amor, limite e a parceria família-escola" foi ministrada pela psicopedagoga do Educah, Francisca Francineide Candido. No dia 28, "A saúde biopsicosocial do professor", ministrada pela nutricionista do Educah, Juliana Muniz e encerrando a programação, no dia 29, a psicopedagoga do Educah Elisabete Castelo Branco, ministrou o tema "Identificando dificuldades de aprendizagem sob o olhar psicopedagógico".
O nível de participação foi muito bom, onde vários dos professores fizeram questionamentos, compartilharam algumas de suas inquietações, frustrações e expectativas, o que configura que o objetivo maior da proposta desse evento foi alcançado, pois o teor de informação veiculado durante os dias dessa semana pedagógica foi bastante fluido e intenso, e sobretudo, os participantes foram mexidos, acordados no sentido de um repensar sobre sua prática pedagógica e novas aquisições conceituais e atitudinais. A partir do próprio relato de alguns, esse evento abriu uma nova janela de observação em seu raio de atuação profissional, onde a necessidade a um pensar e agir sistemico, reflexivo e incessante, é notório e indispensável ao fazer educativo de responsabilidade e qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário